“Os Mambembes”: clássico de Artur Azevedo faz curta temporada no Tuca
Montagem traz no elenco Claudia Abreu, Deborah Evelyn, Jui Huang, Julia Lemmertz, Leandro...

A PUC-SP lamenta profundamente a morte do professor Paulo de Barros Carvalho. Graduado, doutor e livre docente pela nossa Universidade, professor Paulo era e sempre será uma referência nacional e internacional na área do Direito, especialmente do Direito Tributário e da Filosofia do Direito. Sua longa carreira acadêmica na PUC-SP foi coroada em 2009, quando recebeu o título de Professor Emérito de nossa Universidade.
Intelectual de referência nacional e internacional, Paulo de Barros Carvalho formou gerações de professores, juristas, advogados, magistrados, membros do Ministério Público e quadros de projeção nacional, deixando um legado teórico inestimável à Ciência do Direito. Sua obra, marcada pelo rigor técnico, clareza conceitual, densidade filosófica e compromisso com a construção de um sistema tributário mais justo, seguirá inspirando a comunidade jurídica.
Paulo de Barros Carvalho nasceu em São Paulo, em 1938. Na PUC-SP, graduou-se em Direito e especializou-se em Direito Tributário. Sob a orientação do prof. Geraldo Ataliba, tornou-se mestre em Direito Comercial, pela USP. Para o Doutorado, escolheu novamente a PUC-SP, onde também recebeu orientação do prof. e Reitor Geraldo Ataliba. Ainda em nossa Universidade, obteve sua Livre Docência, o Pós-Doutorado em Direito e a titularidade.
Docente, pesquisador, incansável orientador e autor de diversas obras de referência na área do Direito Tributário, da Teoria do Direito e da Filosofia do Direito, Paulo de Barros Carvalho também ocupou cargos acadêmicos e administrativos importantes. Foi um dos mais célebres coordenadores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da PUC-SP e pertenceu aos quadros do Ministério da Fazenda do Brasil.
O professor foi ainda Fundador e Presidente do IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, Representante da Sociedade Civil no Comitê de Seleção de Conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF, entre outros cargos.
Como advogado, foi sempre a maior referência nacional em matéria tributária, produzindo pareceres e peças jurídicas que se tornaram verdadeiros paradigmas, influenciando, de forma decisiva e direta, a jurisprudência das mais altas cortes brasileiras.
Os legados que o professor nos deixa, além da saudade de tê-lo em nosso convívio diário, são o conhecimento que nos transmitiu nestas décadas e seus inúmeros aprendizes que, para nossa sorte, seguirão seu trabalho de contínuo desenvolvimento do direito brasileiro.
O velório aberto do professor Paulo de Barros Carvalho será realizado dia 16/8, das 10 às 14h, no campus Monte Alegre da PUC-SP (anexo da Reitoria, térreo, prédio velho). O sepultamento ocorrerá às 15h, no cemitério Parque Morumby.